Fortim e Praia do Pontal do Maceió, Ceará

Fortim

Na última sexta-feira de novembro ganhei de presente de aniversário (surpresa) do maridão, um final de semana na praia do Pontal do Maceió, mas que fica aqui no Ceará. Pontal do Maceió fica próximo à Fortim, a 130km de Fortaleza. Para chegar deve-se seguir a CE-040 em direção a Aracati, e a 15 km antes da cidade de Aracati, pegar a bifurcação para Fortim. A praia de Pontal do Maceió fica a 6 km do centro de Fortim.
Fortim fica a beira do rio Jaguaribe, uma região conhecida pelos passeios náuticos e pelas belas mansões na beira do rio. Não é uma região que aparece nos roteiros turísticos do Ceará, mas é uma ótima opção de viagem para quem está querendo curtir um sossego e um bom hotel, como foi no nosso caso.

Ficamos no Hotel Vila Selvagem na Praia Pontal do Maceió. O hotel é super gostoso, infra e pessoal excelente! Fica de frente pra praia e a praia, como é de se esperar de todo o litoral cearense, é maravilhosa! Durante o dia dá pra ver bem a movimentação da maré, que quando baixa, formam-se várias “piscininhas” na areia. Dá pra passar um dia inteiro dentro de uma dessas “piscininhas”, só curtindo o sol e a paisagem.

A praia do Pontal do Maceió fica numa região de vila de pescadores, é muito tranquila e não tem nenhuma barraca ou estrutura de praia como a que encontramos nas praias turísticas do Ceará. Há barracas apenas em Fortim, na margem onde acontece o encontro do rio com o mar. O centrinho de Pontal também não tem quase nada, pouquíssimas opções de restaurantes (3) ou vida noturna (0). A saída foi jantar no próprio hotel, que infelizmente não satisfez as minhas espectativas.

Em Fortim pode-se fazer passeios pelo rio Jaguaribe. Fomos fazer um passeio de lancha com uns amigos que têm casa na região. O visual é bem legal, principalmente ao pôr do sol que faz o céu ficar cor de rosa. Vários cliques nessa hora!

Fortim fica há 20 minutos de Canoa Quebrada, aproveitamos para conhecer e almoçar por lá. Comparando com Pontal, é uma proposta totalmente diferente. Canoa é super turística, super movimentada, com muitas opções de estadia, bares, restautantes… já Pontal, é roots. Não estávamos para o clima de Canoa e voltamos correndo para a paz de Pontal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s