Praias de Flecheiras, Mundaú e Baleia – Ceará

Praia de Mundaú

Há aproximadamente 5 meses me mudei do Rio de Janeiro para Fortaleza. Eu nunca tinha estado aqui antes de me mudar com mala e cuia, e ainda estou me adaptando à cidade. A mudança é grande, principalmente nos costumes e hábitos, mas o que tem me ajudando muito neste período é o fato de poder conhecer o litoral cearense de cabo-a-rabo.

No feriado de novembro recebi a visita de um casal de amigos queridos do Rio. Como eles teriam tempo de sobra pra conhecer os lugares “tem-que-ir” daqui do Ceará, decidimos passar o final de semana nas praias do município de Trairi, o que foi ótimo porque eu também não conhecia.

O município de Trairi fica a 140km de Fortaleza, aproximadamente 1h40 de viagem, sentido litoral oeste do Ceará. Saindo de Fortaleza, seguir pela CE-085 e CE-163.

A região é extremamente bonita, principalmente pelo encontro de águas do mar e do Rio Mundaú. Mas as dunas, os coqueirais, o mar esverdeado e as piscinas naturais formadas pela maré baixa, acrescentam ainda mais beleza ao lugar. Praia de Flecheiras, Guajiru e Praia de Mundaú são as três praias de Trairi.

Ficamos hospedados em Mundaú na Pousada das Marés. A pousada fica no meio da estrada, antes do centro de Mundaú. Tem 24 apartamentos, uma piscina e uma área grande de frente pra praia (que eu achei muito mal aproveitada). Os quartos poderiam ser melhores pelo preço que pagamos (R$250,00 a diária) mas a estadia foi tranquila, embora o som ambiente tenha sido forrozão o final de semana interiro. Ok, tem gente que gosta… Mas o melhor dessa pousada é que você acorda com o pé na areia! E a praia em frente é maravilhosa! Além de ser quase que privativa por não ter nada por perto.

Em Flecheiras há várias pousadinhas que são mais baratas, e vamos dizer que, me agradaram mais aos olhos. As que achei mais bonitinhas foram a Pousada do Paiva e a Pousada Casa do Alemão, elas não são “pé na areia” mas isso é questão apenas de atravessar a rua. Para aqueles que dinheiro não é problema, em Flecheiras fica o Hotel Orixás, top de linha mas o preço das diárias é bem salgado.

O centro de Flecheiras é mais arrumadinho do que o de Mundaú, embora menor, tem várias opções de bares e restaurantes simpáticos. Fomos conhecer o restaurante Nonô, a ambiente era legal mas o cardápio era limitado, acabamos pedindo uma pizza mas que estava bem gostosa.

Fazer o passeio de catamarã pelo Rio Mundaú vale muito a pena, a paisagem é linda! Os passeios são realizados pela Pousada “Cabôco Sonhadô” em dois horários: pela manhã e ao final da tarde para ver o pôr do sol nas dunas. Fizemos o passeio no final da tarde, agendamos através da nossa própria pousada.

Recomendo também o passeio de buggy que segue pela praia de Mundaú até a Praia da Baleia em Itapipoca, município vizinho. Fizemos uma parada na Praia da Baleia para um mergulho e para comer lagosta na barraca do Chico do Caranguejo. Foi a melhor lagosta que eu já comi! Na brasa, super temperadinha e o preço super amigável! O buggueiro também nos levou para o alto das dunas (a parte com mais emoção do passeio), onde a vista para as praias redeu muitos cliques!

Confira as fotos na nossa galeria de imagens:

Anúncios

3 pensamentos sobre “Praias de Flecheiras, Mundaú e Baleia – Ceará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s