Águas Belas, bela de verdade!

Foconaviagem Aguas Belas

“Águas Belas, onde o sol beija a lua e o rio abraça o mar”, foi recitando esse poema que o buggueiro Santos nos recebeu para o passeio pela tão linda e preservada região!

Localizada a 60km de Fortaleza, logo após a praia da Caponga no município de Cascavel – Ceará, Águas Belas ainda é um destino pouco conhecido pelos turistas, mas as agências de turismo de Fortaleza já ofertam passeios para lá.

Aproveitei a visita da minha sogrinha e cunhadinho e fechei um passeio para nós três com a Girafatur. Eles nos pegaram de van, no caminho a guia deu algumas explicações sobre o lugar e fizemos uma pausa no centro das rendeiras para apreciar (e comprar) artesanatos. Chegando em Águas Belas, fomos deixados na barraca  ponto de apoio deles, mas nos deixaram livres para escolhermos qualquer uma das quatro barracas existentes na praia.

A praia é um sossego só! São apenas 4 barracas que ficam literalmente uma do lado da outra, o restante é uma longa faixa de areia com piscinas naturais formadas pela maré baixa. Meu tipo de praia!

Chegamos e já marcamos um passeio de buggy (R$30,00 por pessoa). Nosso buggueiro era um cara muito bacana chamado Santos e nos deu uma aula sobre o lugar! O passeio começa pegando uma balsa (movida a braços) para atravessar até o outro lado do rio Mal Cozinhado. Do outro lado fomos até a Barra Nova, praia formada pelo encontro do rio com o mar e que a cada dia tem uma formação diferente! Pausa para um mergulho super relaxante!

Seguimos para um mirante e vários cliques nessa hora! Depois fomos conhecer a vila de Barra Velha, onde vive a população nativa que ganha seu sustento basicamente da pesca. Paramos para experimentar o sorvete de murici que tem um sabor diferente, levemente salgado porém refrescante!

Voltamos do passeio e fomos direto almoçar um peixinho a Belle Meuniere que estava de comer com os olhos! Depois do almoço, tivemos a tarde toda para curtir a praia!

Águas Belas foi um dos melhores passeios que fiz aqui no Ceará, é bela de verdade! E passar pela vila e conhecer um pouco a vida das pessoas daquela região foi muito bacana! Além disso, me chamou a atenção o fato dos buggueiros de lá terem uma consciência ambiental que eu não vi nas outras praias do Ceará. Eles têm a preocupação de preservar as belezas naturais do lugar e o projeto de transforma-lo em reserva.

Achei muito legal, e sou totalmente a favor! Imagina? Se não cuidarem, Águas Belas corre o risco de se transformar numa Canoa Quebrada, lotada de barracas  – Não!!! Já tem Canoa pra quem gosta desse tipo de turismo. Turismo ecológico e consciente é o que há! Faz bem pra todo mundo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s